Quem somos

Manifesto da Inovação municipalista

Manifesto da Inovação municipalista

Por Inovação Municipal entendemos a ampliação da eficiência dos serviços, promovendo ambientes mais inclusivos e sustentáveis em um processo colaborativo público e privado. A transformação digital esperada nos municípios deve ser capaz de alavancar processos que aumentem o bem-estar dos cidadãos de forma equitativa. Para isto, é importante impactar na criação de oportunidades econômicas, alcançar comunidades menos favorecidas de serviços, e expandir a conectividade em todo território, fomentando uma cultura digital em todas as idades.

O Instituto Municipalista de Inovação – IMI acredita que as iniciativas de uma cidade inteligente devem estar centradas no ser humano, nas demandas da população e não na implantação de ferramentas tecnológicas. São os cidadãos que devem decidir, juntamente com os gestores públicos, as mudanças que precisam ser feitas e que justificam a adoção de novas tecnologias. O progresso é gradual e requer experimentação, com escuta ativa e utilização direta pelos usuários.

Políticas nacionais favorecem a adoção de iniciativas de cidades inteligentes em todo território. São os governos locais, porém, que possuem a legitimidade e a liderança no engajamento das comunidades para definir as preferências sociais, buscar alternativas para os dilemas, entregar serviços e políticas esperadas.

A visão Municipalista valoriza a troca de experiência entre as localidades, buscando sinergias com o compartilhamento de custos e riscos. O IMI se propõe a ser um catalisador deste movimento de integração, fomentando o encontro de governo, cidadãos, setor privado, centros de ensino e pesquisa, demais lideranças do território.